Metodologia e Pesquisa em Comunicação

Simplifico como MPESCOM. Mas isso só serve pra ser identificar mais rápido os emails.
É daquelas matérias que os estudantes torcem o nariz antes mesmo de conhecer a ementa.
No geral agrega à formação acadêmica uma visão geral de conceitos, métodos e ferramentas da pesquisa, na medida em que se propõe a integração do estudo teórico, dos aspectos técnicos e metodológicos que constituem a fundamentação da pesquisas no campo da comunicação social.
Turmas são mistas, então é sempre necessário o cuidado de dosar as informações para futuros pesquisadores com formação no jornalismo e em PP.
A proposta é um grande desafio: Realizar uma comunicação científica textual como parte do exercício de se inteirar do processo cientifico formal e abrir a mente às possibilidades de projetos e temas de pesquisas.
É meio uma intervenção guiada, modificando o encaminhamento de um processo mais complexo do fazer científico. Pois, em geral o artigo nasce como uma publicitação de ideias, resultados, hipoteses e teses já em desenvolvimento amadurecido, depois de um certo tempo de pesquisa aprofundada, seguindo um roteiro e cronograma estabelecido em um projeto.
As aulas variam entre expositivas, mais teóricas e técnicas para as que chamo de dialogadas, com realização de leitura e discussão de textos da bibliografia em sala de aula combinadas com atividades de produção gradual, baseada em exercícios de apoio à redação individual de um artigo científico.
Com apoio de uma colega amiga (da qual herdei uma turma)  craque no assunto comecei a organizar uma programação que continha também minhas próprias inquietações despertadas ainda na graduação sobre algumas dificuldades de trazer esse mundo aparentemente hermético para a realidade de semestres cheio de tarefas de disciplinas diversas  e responsabilidades crescentes dentro e fora da universidade.

A gente aprende no dia dia que toda fórmula tem de ser adaptada a própria realidade e também as particularidade de cada semestre e turmas.
As leituras recomendadas e as obrigatórias vão de textos clássicos, matérias jornalisticas de cotidiano e humor, afinal fazer ciência é sempre uma mescla entre o que se sabe, o que se sonha, o que se deseja o que se dúvida, o que se necessita, o que incomoda, o que traz dúvida…

Anúncios

Uma consideração sobre “Metodologia e Pesquisa em Comunicação”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s