Comunicação digital

Trabalhar essa disciplina é bastante interessante. Leciono-a desde 2002. Nas primeiras turmas, mais da metade dos alunos sequer sabiam criar contas de e-mail.

digital-divide.jpg

Passei por situações anedóticas. Perguntas como: Aonde eu enfio o disquete? A internet está me vendo agora que eu liguei o computador? Para que tudo isso?
Algumas perguntas mudaram. A inclusão digital e a propaganda desses mais de 10 anos de rede aumentaram a curiosidade e interesse da maioria dos calouros.
Entretanto, estresses cansativos em lições que carecem de mais atenção ou pensamento lógico, quase não mudaram.
Afirmações do tipo o computador me odeia; isso num serve pra nada; a internet tem toda verdade do mundo; a web é a única esperança; eu não preciso aprender isso. Há compensações.  Suspiros e também risos de satisfação ao conseguir ultrapassar as limitações pessoais, coletivas e de equipamento.  Sempre aprendizado.
A ementa mudou um pouco nesses anos, acho que para melhor:
Emergência da comunicação digital. Hipermídia, interface e conteúdo, hipertexto. Cibercultura e influência das novas tecnologias nos padrões e práticas interativas.
A cada semestre tento partir de uma estrutura mínima, trabalhar conceitos e apresentar as novidades e desafios. Nunca aula só técnica, nunca só teórica. As vezes até chata. Sempre em busca de confrontar  usos e  possibilidades do digital aplicado na rotina de comunicador.
Fico feliz quando me aproximo do OBJETIVO GERAL de: Apresentar aos estudantes as ferramentas e conceitos envolvidos na prática da comunicação social digitalmente mediada. Capacitar o aluno para a participação ativa na sociedade informacional. Propiciar contato com as idéias acerca da comunicação digital e com alguns meios de divulgação, com foco na abordagem jornalística.
Desevolvo o CONTEÚDO hipertextualmente, isto é atravesso três roteiros, começo pela instrumentalização básica, pela reflexão sobre o sentido de inclusão e sociedade digital para depois abordar o papel do comunicador nesse contexto acrescentando um pouco de cada módulo a cada aula:
1. PARA ENTENDER A COMUNICAÇÃO DIGITAL ‑ Do papel a era digital: Princípios de informática surgimento da Internet, www, inclusão digital, ética, saúde e uso do computador.
2. ESPAÇOS COMUNICACIONAIS DIGITAIS ‑ O conteúdo digital: formas de publicação, texto, mídia, multimídia, hipermídia, hipertexto; interface.
3. FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS DIGITAIS ‑ Introdução à criação e edição de documentos digitais: do html ao wysiwyg, princípios básicos de webdesign, da usabilidade, da navegabilidade; da interatividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s