boa fé / ma fé

xMBgfU8hKS5IQ.gifTem tanta coisa pra ver e ler na web que não dá pra ficar na boa fé. Mandamento básico, desconfie de tudo, cheque sempre. E como volta e meia recebo seja nas redes sociais e até no danado do zap esse mesmo texto que já rola na rede a bastante tempo sobre essa mesmo texto, que coloca Chico Xavier no jogo sujo da marketice da politicagem rasteira e que gente de boa-fé tem reproduzido a torto e a direta; reproduzo uma postagem que fiz em 2016 lá no FB, sobre uma psicografia que supostamente descreve um salvador da pátria.
“Desde que me lembro já usaram esse texto pra vender o Caiado em uma eleição presidencial, já juraram descreviam o Lula, já deram certeza que era o Ciro Gomes…
Já disseram que é a descrição do Aécio; Hoje já interpretam como Bolsonaro. (!!!)
Essa versão, com grafia de André Luiz com “S”, não cita origem precisa.
O mesmo texto pode ser encontrado com pequenas variações pela web, com implicações de interpretação tendenciosas do sentido geral.
Li num print de 2010 do orkut, sobre possíveis referências de uma psicografia original ter sido recebida no Centro Espírita Jesus de Nazaré, em Congonhas do Campo, aos 23 de dezembro de 1952, e a mesma estar registrada na Câmara Municipal da cidade. Se alguém puder checar isso seria interessante. (E ainda analisar o contexto original).
Acho importante também ter acesso a algum comentário oficial da FEB – Federação Espírita Brasileira sobre este trabalho(que vem repetidamente sendo reproduzido) e as mensagens derivadas . Até porque o citado texto ressurge ciclicamente em períodos ligados a interesses políticos e eleitorais.
Sobre relação de espiritismo e política, tem um livro no site da FEB que pode ser útil para um reflexão, estudo ou debate coletivo e sadio conectado com o Livro dos Espíritos e com o “comprometimento com o aperfeiçoamento da sociedade”. http://www.feblivraria.com.br/febnet/paginas/espiritismopolitica.pdf

Sobre o uso de recursos de convencimento, sugiro um filme que faz uma caricatura, mas infelizmente muito próxima da realidade dos jogos de interesses políticos e marketing. (sobre o tema existe muito material e toda boa sugestão é válida) https://www.youtube.com/watch?v=B0LXVTzSvb0

Não é o caso de não se falar de política, mas devemos ter cuidado com esse tipo de conteúdo sendo compartilhado, na medida do entendimento proporcionado pelo evangelho e pelos livros do pentateuco espírita; que é reticente e incisivo nas críticas à “artes de previsão e profecias” .
O próprio Chico, um ser humano, foi muito criticado por “estar apoiando” Fernando Collor presidente (outubro de 1989).

Tem um vídeo na voz Chico, que fala sobre o Brasil, sem esse senso de profecia, e que dá uma noção sobre seus pensamentos políticos.

(Depoimento no Centro Espírita Perseverança,SP, 27/12/1992)”

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s