aprendente

Não é a sala de aula necessariamente que faz falta, mas  o prazer do diálogo, o estímulo e o exercício continuo do raciocínio. O ambiente acadêmico, seja na regência de uma aula seja no banco de a-luno  proporciona o prazer da interlocução.  A engrenagem do aprendizado coletivo aguça percepções sobre as coisas e pessoas numa hiperdimensão. Sinto saudade de depurar com colega os longos textos  teóricos e vivenciar a morfose dos conceitos e interpretações individuais desde a primeira leitura de reconhecimento, na qual pouca coisa parece clara até a exaustão da analise em conjunto dos mais diversificadas extrações que um grupo de estudantes pode captar em um único paragrafo.openmind

Compartilhar certezas e verdades até pulveriza-las nos mais variados questionamentos.Esse exercício de compartilhar vivenciado nos dias de universidade me são muito caros. Sempre havia o que receber daquelas perguntas introdutórias, feita na disciplina do primeiro semestre ( E então, o que achou do texto? Porque gostou ou por que não gostou? Qual parte lhe chamou mais atenção e porque? ) ao esmiuçar das questões problemas em papers e das discussões formatadas nas pilhas de livros e temáticas dos  grupo de estudo.

A nostalgia não fecha os olhos para as questões mais práticas de relações humanas, de vaidades, de carências, de remuneração, de mais valia.  De alma, é exatamente do  imponderável e fervilhante escambo de subjetividades que ficaram as melhores marcas. Das oporunidades de aprendências não quero perder nunca o tesão.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s