Todas

Acho legal a frase: Mãe só tem uma. Entretanto, essa não é minha realidade. Mãe, a vida me deu muitas. Se tem coração de mãe. Tem coração de filha. E agradeço cada segundo que tive com cada uma. E sei que a mãe querida que me pariu entende o que sinto.
De minhas avós que pouco convivi a minha filha que muitas vezes teve que agir com pulso firme comigo. Tenho mães falecidas, pelas quais ainda dou uns suspiros de saudade e converso em minhas preces. Tenho mães distantes geograficamente cujo conselhos me acompanham de perto. Tenho mães tias, mães amigas, mães irmãs. Todas minhas. 
Todas merecem minhas reverências. As amo com gratidão infinita.

O senso-comum apresenta grávidas e mães de recém-nascidos como símbolo de maternidade. Com todo respeito ao incrível momento, ser mãe é mais, muito mais.
Tem mãe que não se forma na gestação.
Não vinga no parto.
Mãe que não se encanta instintivamente no puerpério.
Tem mãe de parto natural.
De parto cesário.
Tem quem pari e não amamenta. Tem as que delegam tudo para mães postiças, avós, babás, professoras, enfermeiras.
Agora, tem mãe incrível sem nunca ter tido barrigão, de parto do coração.
Mãe capaz de se doar a um filho sem lhe interessar a origem, a idade, o histórico e o futuro.
Mãe que ultrapassa limites de gênero.
Esse talvez seja o motivo de achar que imagens e palavras são muito pouco pra homenagear qualquer guerreira que se comprometa na maternidade.
A maternidade é o compromisso mais intenso que uma alma pode fazer. Parabéns a todos que se metem nessa aventura.

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

