Por que não temas brasileiros nas festas infantis e juvenis?

Tenho navegado muito por sites de decoração de festas. Coisas lindas mesmo.
Obras de cenografia impecáveis. Nada contra, mas estava cá pensando: com tanto profissionalismo e criatividade, por que organizadores não abraçam o desafio e desenvolver mais produtos de festa com cara de Brasil? Assim tipo exportação.
Vejam o sucesso da Pintadinha!
Claro, alguns temas tipo Sítio do Pica-pau e da Emília, o Cocoricó, PatatiPatata, Chiquititas, Fazendinhas, as Festas juninas, a turma da Monica, o desenho Rio, times de futebol, Arcas de Noé, Menino Maluquinho, Xuxas e similares vez ou outra aparecem em meio a tantos produtos importados do cinema americano, das tvs a cabo e show-business em geral.
Mas seria possível ir além com a mesma qualidade e bom gosto?
Penso no impacto de salões decorados com nossa fauna do pantanal por exemplo como opção aos temas safári. Nossas lendas e mitos substituindo Halloween com boitatás, sacis, curupiras, cucas fadas e sereias. Festa de etnias, festa de imigrantes, festa de comidas típicas, cordéis e mambembes.

 flores do cerrado Brasileiro
Exemplares de flores do cerrado Brasileiro, listadas na busca do Google

Acho massa ver uma empresa que aluga Ipês cenográficos, mas hoje olhava imagens de flores do cerrado que enchem os olhos.
Imagina nossa rica flora encantando jardins com cerrado, ou caatingas, ou pradarias e florestas tropicais. Imagina um salão de minas de ouro, diamantes e cristais?
Oferecer a riqueza de cores em adaptação de bumbas, de folias de reis, de fandangos gauchescos.
Se é tão encantador caipirinhas em julho, como seriam lindas prendas e cavalheiros, cangaceiros, bandeirantes, tabas, rodas de capoeira e maculelês? Astronautas brazucas, esportistas olímpicos e de aventura, até bailes funks e festas rock ou sertanejas. Sem falar nos artistas e poetas como Portinari, Romero, Tarcila, Vick, Drummond, Cecília, Quintana, Leminski, Manuel de Barros e tantos outros.
São tantos temas possíveis e tanta gente criativa.
Tenho certeza que muitos pais e mesmo crianças poderiam ser seduzidos com produções com cara de Brasil.
Seriam recordações memoráveis que com certeza reverberariam em várias gerações como memória, como curiosidade, como identidade.
Claro que com muito bom gosto e devidamente estilizados de acordo com idades, da decoração a lembrança aos convidados.
Festeiros desafiem-se!

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Um comentário em “Por que não temas brasileiros nas festas infantis e juvenis?”

  1. Concordo muito com o texto, sempre tive certeza em escolher temas brasileiros para festa da minha filha, agora até percebi que as possibilidades são maiores que meus planos, pois vou de SÍTIO mesmo,hehe. Mas só de ver muita gente perguntando se será de princesas e eu respondo que será da nossa brasileirinha Emilília já fico feliz. Ainda estou apostando em livrinhos do Monteiro Lobato para lembrancinha, vamos valorizar nossa cultura!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s