gratidão pela criatividade

Dá uma imensa satisfação poder dar o nome de quem nos brinda com alguma  obra criativa. nesses tempos em que nossos dedinhos se especializaram nas teclas “crtl c” e “crtl v”. Desde que a recebi, no dia 8, em share via FB, por meio do @leoarruda, venho tentando achar informações sobre autor e a fonte da tirinha “5 estágios de um brasiliense durante a seca em Brasília”. Por nenhum motivo além da curiosidade, apenas para citar corretamente o verdadeiro autor da obra-prima. Só hoje  encontrei o blog “minha talentosa mão direita de Caio Gomez, ilustrador, atualmente no Correio Braziliense.

E o achado foi dado pelas mãos do geógrafo Lucas Mello, do blog Canta cantos, que fez a gentileza de postar a tira com a devida identificação. Ele, talvez por ser acadêmico, não considere supérfula, esse tipo de informação.(Rigores benéficos da ciência).

Mais do que os arquivos de textos capturados numa  única googlada, averiguar a autoria de arquivos gerados em  formatos não facilmente escaneáveis, como imagens, renomeados continuamente por nós, “não autores”,  torna bastante difícil encontrar as origens de algumas boas ideias.   E aí nas “intermináveis sequencias de share”, como diz o Léo, se perdem a fonte, a ideia, o fio da meada, os modos e a capacidade de criação.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

3 comentários em “gratidão pela criatividade”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s