Que canais de comunicação não existiam quando você nasceu?

communication-through-the-ages-infographic-wacEssa pergunta remete a outra: Como as pessoas conseguiam viver com tamanhas limitações de comunicação? Numa resenha sobre percurso dos avanços de dispositivos usados na comunicação interpessoal tem-se a impressão que tudo não passa de uma lenta metamorfose. Há um longo caminho de decisões entre interesses, especialização tecnológica e necessidades de contato uns com os outros.

“Communication Through The Ages Infographic” https://www.atlassian.com/en/dms/wac/images/communicationThruTheAges/Communication-through-the-ages-infographic.png

A linha do tempo proposta pelo Meaningbusiness pontua algumas fases deste processo desde 1440. Partindo das técnicas de impressão formatadas desde a invenção do prelo, as grandes transformações da era industrial,  os dispositivos foram oferecendo cada vez mais independência para as trocas interpessoais. Difícil imaginar como era antes. Mesmo se pensamos na história recente, duma época onde havia a telefonia controlada até a possibilidade de um telefone capaz de  ligação ponto a ponto sem intermediações. Da mesma forma a ligação direta fixa deu lugar mobilidade celular.  E o celular continuou a evoluir até aparelhos inteligentes com múltipla funcionalidades como acesso a internet, reprodução e edição de  filmes. Dispositivo que serve tanto para fazer chamadas quanto para ser escutado como um rádio ou ser utilizado como um despertador. Com os canais e ferramentas que nos são oferecidas continuamente pelas Tecnologias de comunicação geramos maneiras totalmente novas para dar e receber informações e que se tornam marcas típicas de cada geração.

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

4 comentários em “Que canais de comunicação não existiam quando você nasceu?”

  1. Me permita fazer outra pergunta no lugar daquela feita por você no primeiro parágrafo? Eu prguntaria: como conseguimos viver hoje em dia com tanta comunicação? Me lembro de minha infância, lá pelos idos de 73 quando ainda morava num sitio da família e a única ligação com o mundo era um rádio que funcionava com 4 pilhas grandes, fabricadas até hoje. A antena era um arame que corria de um lado a outro da cumeeira da casa e incrível, ao contrário de hoje onde só se consegue sintonizar rádios locais, naquela época, nem me pergunte como ouvíamos rádios de São Paulo (o sítio, que é da família ate´hoje, fica no norte do Paraná). Pra ser sincero tenho saudades da família numa noite escura, as 8 da noite reunida no terreiro para conversar e ver estrelas, ouvir o pai cantar e brincar muito, coisa que tenho visto pouco meus filhos fazerem, pelo menos com a mesma tranquilidade e liberdade que eu tinha! Ah, já ia me esquecendo, sem o estresse que o Jornal Nacional me causa quando assisto.

    1. Te confesso que eu também tenho saudade das coisas como eram antes.Menos mediado, intermediado e mais humanizado, falível, romântico e com outra “rotação”. A pergunta foi feita da perspectiva de meus filhos e também de alguns dos meus alunos, geração nascida e criada em meio a esse excesso a que você se refere. Querendo ou não tudo isso altera muito a dimensão de presente, da velocidade entre estímulo e resposta e das expectativas em relação a todo ambiente seja físico ou virtual.

      1. É verdade, tudo tem seu tempo, naquela época eu podia errar mais que hoje sem tanta punição! Talvez isso pese um pouco. Esse eterno ritual do “politicamente correto” a que somos submetidos desde que abrimos os olhos pela manhã é que me cansa mais que meu trabalho propriamente, mas seria difícil me imaginar também sem os recursos tecnológicos de que disponho hoje, seja para trabalho, lazer ou estudos.

Deixe um comentário

