Qual é a música?

É sempre um achado encontrar informações sobre as músicas que a gente gosta, sejam novas ou antigas. Melhor ainda quando se pode trocar dicas ou recuperar a gênese das  influências musicais que determinada canção sofre ou provoca. As vezes também  para se surpreender com descobertas de versões inusitadas feitas por artistas de estilos diferentes, em épocas distintas e com a variação de idiomas.
Me deparei essa semana com o londrino Who Sampled, e achei uma ideia fantástica e com um grande potencial colaborativo.

Nessa ideias de redes de troca de informação, o WhoSampled.com funciona como um banco de dados coletivo que permite conhecer e dialogar sobre as músicas originais e suas versões sampleadas, remixadas, covers, traduções e por que não, plágios.
Lançado em 2009 por Nadav Poraz, já com um grande acervo de mais de 10.000 amostras, sua base de dados é atualizada mediante a contribuição de usuários e triada por um grupo de moderadores voluntários. Entre eles um brasileiro.

Por um lado é divertido comparar as versões como David Bowie a Starman de David Bowie (The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars RCA 1972) e similares  como  Astronauta De MármoreAstronauta De Mármore  de  Nenhum Nós (1989); a Starman Starman do Seu Jorge (2005); ou L'amore Mi AiuteràL’amore Mi Aiuterà de I Profeti (1972).

De outro ponto assusta ao expor questões como originalidade, criatividade, parasitagem, filtragem, autenticidade entre outras.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s