“Eu canto o canto, eu brigo a briga, porque sou forte e tenho razão”

Essa frase de Geraldo Vandré representa bem a garra do Gilvan. Hoje ele venceu a seu modo uma luta doída contra a Esclerose  Lateral Amiotrófica. Essa ELA, uma enigmática e cruel forma de testar a força das pessoas.

Apesar de ficar sentida, não fico exatamente triste com a notícia da morte desse guerreiro.  Penso que no atual estágio, covardia eram as condições de sobrevida sem a mínima esperança de ver o interesse da ciência em desvendar a ELA.

Gilvan uma vez me disse que a vida era pra se viver a cada dia, cada dia como único e nos mínimos detalhes. Que com o tempo foi aprendendo a valorizar cada pequena sensação, cada mínima satisfação e que evitava dar mais valor aos aborrecimentos.

Das corridas de moto sentindo a liberdade com o vento na cara até aquele calvário da internação do HRAN foram anos de muita vontade de viver, de resignação e porque não de revoltas.  Mas sua positividade era o que imperava, seu carinho para com os amigos queridos, família escolhida, dizia. Porque se uma coisa a certeza da sentença de morte lhe dá, é o direito de só se importar com aquilo que realmente importa e não com o que é conveniente, me disse uma vez.

Tinha conseguido retornar para casa a pouco tempo. Tinha vontade de ver de novo o céu, suas coisas, seus amigos, sua dignidade, de se sentir gente.

eu tomo a vida que está na morte
se a morte as vezes é solução

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s