cabelos

Observo um pouco desconfortável, uma ” vibe” dos adolescentes em alizar o cabelo. Sei que essa é uma fase difícil de busca de padrões e modelos. Eu, magérrima que era, me escondia em camisetões imensos.
Ainda assim acho estranha essa história do cabelo, pois percebo um outro fator que é a não aceitação da própria etnia por achar que esta é um traço inferior. Somos assim desse jeitinho, misturados, miscigenados, mestiços, brasileiramente formatados. Por que temos que ser padronizados, se a própria mistureba já nos fez iguamente tão diferentes?
Não sei qual a linguagem correta para acessar esses jovens e faze-los entender que lisos, black, sarará, castanhos, cacheados, pretos, ralos, cheios, crespos ou avermelhados são tão interessantes quanto os loiros lizérrimos das meninas ou do capacete preto escorridérrimo numa franja dos rapazinhos.
Meio rídiculos, pelo medo de serem ridicularizados se forem eles próprios. Alias ser natural é que devia ser moda.
São padrões estéticos que cabem nas telas do computador, nas tvs e de verdade uniformizam tudo pra gerar lucro mesmo, bem estar é outro plano e outro custo, em outro caixa. Controla o indíviduo e foca no consumidor. É industria e ponto.
Sinto pena como mãe, e como comunicóloga também, que o padrão determinado pelo que eu enquadro como bullying midiático, herdado dos besteirois lucrativos para o público adolescente seja sempre o determinante.
Brincar com aparência é uma experiência válida, ficar escravo de padronização seja de que rótulo for é ruim.
Promover essas atitudes ditas libertárias num público, que até parece informado com tanta tecnologia, é mesmo maldade.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s