flowchart

Vi esse fluxograma no twitter e lembrei de um post que navaguei dias desses, enquanto pesquisava diferenças entre mapas mentais e fluxogramas, e que mostrava uma coletânea com vários dos que circulam pela web.  A maior parte  traduz de maneira bem humorada  e ironica  diversificados raciocínios “lógicos”.  Que tipo? Qual a opção?  Se “a”, ou se “b”. Sim? Não? Talvez?

Um outro chart, não humorístico,  mas extremamente interessante, faz uma representação  do processo de investigação científica. Montado em flash, ele permite uma leitura hiperlinkada sobre o desenvolvimento de diferentes idéias científicas e / ou os esforços individuais na busca pelo conhecimento.

Representação dinâmica do processo científico. Na versão em flash é possivel navegar pelos itens.
Representação dinâmica do processo científico. Na versão em flash é possivel navegar pelos itens. Muito legal!

De certa forma no curso da vida estamos montando um complexo fluxograma entre ses, sins , nãos e talvezes. Um fluxo de dados que se atravessam numa infinita relação de variáveis, incógnitas e condicionantes. Mais complicado que interpretar gráfico de mapa astral com todos os aspectos possíveis listados. 
Provalvemente é isso que simula outro fluxograma que vi, mas não tive paciência para testar e entender. 
Parece interessante, propondo resolver os enigmas das vidas de todos usuários que loguem no gerador do fluxograma. A idéia é que os usuários postassem e associassem as informações sobre as questões de suas vidas com as ferramentas disponíveis. 
A partir da informação dos  problemas de cada um postadas nalgum lugar do fluxograma, outros utilizadores poderiam sugerir formas para resolver os dilemas, e então todos poderiam votar nas sugestões que achassem ideal. A hípotese (fantástica!) defendida pelo idealizador do projeto é que ao se listar todos os problemas de cada pessoa em todo o mundo e com as colaborações em conjunto, eles seriam resolvidos!
Então, nossa vida seria composto só de altos, sem baixos.  Animou? http://lifeflowcharts.appspot.com/

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s