cidanania

O jornal local estava mostrando uma aula de Práticas Agrícolas. Mexer na terra, ver uma plantinha geminar, depois fazer a colheita e preparar o alimento.
Atividades como esta deveriam ser do currículo obrigatório em todos os colégios, independente da questão de classe social econômica.
Fico agoniada quando tudo que é inclusivo, natural, saudável, positivo, agregador, fica rotulado como ação social pra pessoa em carente econômica, criando uma casta velada. Não que esta função de atender necessidades de quem nada tem  não seja nobre, entretanto deveria ser parte do entendimento de cidadania, direito de todos. Ponto.
Já ouvi uma mãe daqui das redondezas dizer que “essa coisa” de oficina de pipa, aula de capoeira, teatro,  musicalização, “essas coisas” são pra menino pobre de projeto social. Não é para o filho dela.
Numa outra ocasião, ouvi o diálogo entre duas menininhas quando íamos em visita a uma creche: “Minha mãe disse que nos vamos lá longe ver os pobres e como eles vivem”.


Se pensarmos em situação de risco social. Qualquer um de nós estamos sujeitos. Possuir por possuir não significa fazer bom uso. Ser bem nasciso não livra ninguém do contato com drogas e mazelas que um tempo livre mal empregado pode proporcionar.
Como se não fosse um risco, jovens que quase exclusivamente interagem por meio de nicks e avatares. Jovens que só liberam energia com experiências lisérgicas em raves ou nos cigarrinhos nas esquinas.
menino de bairro nobre também precisa ser estimulado desde pequeno a conviver, a compartilhar a respeitar as individualidades. Disso somos todos carentes.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s