moderar

Quando  a discussão de um tema  deve ser  moderada? Estou com essa dificuldade  no grupo jornalismo.  O grupo  hoje tem por volta de 700 associados, entre formados e estudantes e têm gente no Brasil e do exterior. Em média uns 10 usuários são  mais ativos e constantes nas postagens.  É por origem extremamente democrático nos conteúdos trocados, desde que interessantes pra quem lida com comunicação social. Têm muita dica de vagas de trabalho, de eventos e cursos.  Muita reprodução de notícias.   Não são permitidos anexos, nem Spams genéricos. Pode até auto promoção.
Minha moderação é pacífica e passiva. Filtro apenas assuntos  bastante out, descortesias sérias e os spams.
As vezes rola um ou outro tema que geram flames e entopem a caixa de todo mundo.
Daí ocorrem dois fenômenos interessantes: muitos  associados cancelam a lista de discussão e outro tanto, entra, de forma bem equilibrada.
O caso da excomunhão dos médicos que fizeram o aborto na menina em Pernambuco foi um dessas situações, choveu mensagem no grupo e levei dias lendo, moderando e editando mensagens do quase flame “a igreja parada no tempo”. Chegou uma momento que deixei de postar as mensagens e cortei a seco a discussão que já estava pra lá de ideológica.  Agora fica o impasse: devo mandar  as mensagens diretamente para a caixa postal dos interessados? Terei tempo pra isso?

Desabafo de um dos membros: É uma lista de jornalismo ou de religião?

E sempre assim:ou se discute nada, ou se discute muito.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s