porta arquivos yahoo e jex

Já havíamos esquecido que como assinantes do uol, temos a conta de e-mail. Entramos essa semana nelas e descobrimos centenas de mensagens de listas de discussão, newsletters e spams, claro.
Entre elas duas que me chamaram atenção: O Yahoo vai descontinuar o serviço de porta arquivos, um dos primeiros discos virtuais que eu usei. Achei muito interessante nesta e época de serviços grátis que vem e vão sem dar a mínima bola para o usuário. Na web tem disso, não há custos pra enxurrada de invecionices e os clientes que se aventuram pelos serviços são tratados como arquivos temporários. Não deu dinheiro, ou não virou febre descartasse sem muito aviso prévio.
A outra é um caminho inverso da mesma história. O Jornal Express, primeiro CMS que usei ainda quando lecionava jornalismo online no Uniceub voltou a ativa e resgatando inclusive os bancos de dados da época. Naveguei hoje pelo E-tudo e e pelo Jornal online, produtos que realizava com as turmas entre 200 e 2002. Algumas coisas estão desconfiguradas , mas  o conteúdo estava lá preservado.  Penso que se o serviço não tivesse sido descontinuado, hoje estaria entre os grandes da web brasileira, pois oferecia funcionalidades  bem mais interessantes para produtos jornalísticos do que os sistemas de blog. Se estivesse crescendo com as necessidades dos usuários, hoje estaria próximo da perfeição com tanta colaboratividade e experimentação.
Claro, bancar financeiramente estes projetos não deve ser fácil. Eu mal aguento pagar pelo meu subutilizado domínio.
Tem muita start up brasileira precisando de apoio de quem tem cacife pra investir.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s