infoholografia

Li a pouco a matéria do Paulo Querido sobre o falso holograma da CNN e lembrei de outra que matéria lida outro dia falando sobre a pouca novidade da Tv digital.  Evoluímos no fake, na emulação e simulação.  Do cromaqui a infoholografia.  Considero isso mais  ou menos um sintoma do que a própia comunicação idealiza sobre “o que os outros esperam”.  Acho que realmente está difícil domar a nova mídia.

A inovação da CNN consistiu em dar tridimensionalidade a um tipo de momentos televisivos que era refém da bidimensionalidade. Em vez de surgirem no nosso ecran janelas de inserção ao lado do pivot, ou mais recentemente muros de video que já libertavam o pivot local da obrigação de permanecer na mesma posição, a surpresa anunciada pela CNN para a cobertura eleitoral consistiu em exibir na televisão uma imagem a três dimensões do repórter remoto sobreposta à imagem do estúdio local, parecendo tratar-se de um holograma projectado neste.

A definição corrente de holografia não deixa lugar à confusão sobre os hologramas. Não podem ser vistos como “ mais uma forma de visualização de imagens em 3 dimensões, mas sim como um processo de se codificar uma informação visual e depois (através do laser) decodificá-la recriando “integralmente” esta mesma informação. É importante notar que diversas formas de projecção são erroneamente chamadas de “holográficas” por resultarem em imagens que aparentemente estão no ar (projecções sobre telas transparentes, películas de água, fumaça ou óleo); na verdade o sentido da holografia é o da reconstrução e da integralidade da imagem e não de uma impressão visual fantasmagórica”, diz a respectiva ficha na Wikipédia. Que conclui: “até hoje não existe uma forma de projecção de imagens no ar sem qualquer suporte, seja ela holográfica ou não”-

Claro que, como apreciador inveterado de filmes de ficção científica, deliciei-me quando vi Jessica Yellin rodeada por um halo de luz. A imagem não era menos espantosa do que seria caso se se tratasse de um holograma verdadeiro. E, do ponto de vista tecnológico, foi sem dúvida uma façanha. Para não mencionar a palavra inovação.

Os diversos métodos de telepresença são explorados por várias empresas em todo o mundo. Para este acontecimento, que envolvia a captação de imagem de Jessica com uma bateria de câmaras de alta definição (13 segundo umas fontes, 35 segundo outras) que a rodeavam num ângulo de 270 graus, a CNN recorreu ao aconselhamento da Vizrt e da Sportvu. A quem queira aprofundar o assunto, aconselho que veja as soluções da Cisco, que é das empresas mais avançadas em telepresença e que já há dois anos apresentara uma demonstração idêntica à da CNN na noite das eleições, apenas com menos câmaras e sem dramaturgia (link abaixo).

Resta acrescentar que nem toda a gente se mostrou assim tão impressionada. Deborah Potter, uma antiga jornalista da CBS hoje directora do think tank Newslab, disse achar estranho que a CNN tenha deslocado tão vasta equipa para o local das celebrações da vitória de Obama, para depois mostrar ao público a repórter como se ela não estivesse lá

Links:
Video da Cisco no YouTube sobre On Stage Telepresence.
Vizrt .
Sportvu .
Trecho da emissão da CNN com o “momento holograma” de Jessica Yellin.

Paulo Querido , jornalista

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Um comentário em “infoholografia”

  1. Olá Lila!!! Tudo bem??
    Estava dando uma pesquisada sobre capoeira e apareceu seu blog!
    Vou iniciar minhas aulas essa semana, e estou morrendo de vergonha por não saber nada… Mas ao mesmo tempo estou ansiosa!
    E vc? Já retornou as suas aulas?? Espero que sim!!! Porque pareceu-me que AMA de paixão esta arte!

    Beijinhos;

    Claudia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s