Zhong Qiu Jie Kuai Le!

Hoje é dia da Lua. Festival comemorativo típico chinês. Se a lua estiver bela como ontem, vai valer a pena contemplar! Zhong Qiu Jie Kuai Le!

Eu e meu xigreis. Hoje conhecemos uma menina muito legal no ônibus a caminho do media centre. Falante e amistosa ela nos ajudou a desvendar o grande livro das 300 Expressões em Chinês. Inclusive escreveu meu nome. Da conversa toda o mais interessante foi minha capacidade de tradução simultânea. Podia trabalhar na apresentação do Oscar. Olhando o livrinho de chinês for dummies que eu carregava, Yam Yam viu uma determinada  data escrita em mandarim e ficou toda animanda. Explicou que  hoje, 14, estavam comemorando aquele festival da lua e que era um momento de confraternização entre as pessoas das famílias que se cumprimentavam e comiam macacos. No mesmo fôlego perguntou: Vocês querem comer macaco? Heins? Eca!  Eat monkey? Geente ela tá falando que tem costume de  comer macacos no dia de hoje! Pedi então que ela nos desse aquela informação por escrito. Olha aí uma boa pauta…faro jornalístico para o inusitado. Ela atenciosamente escreveu uma explicação e quando comecei a ler desabei a rir da minha nada santa ignorância. O que eu havia entendido como eat monkey na verdade era eat mooncake. mooncake! Um bolinho de uma massa forte com recheios variados que é ofertado como desejo de ventura e que as familias comem ao luar.

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

