maternas

No domingo o Quincas torceu o pé. Brincadeira bruta entre colegas. Ficou 5 dias imobilizado. Por mim continuava até depois de eu voltar de viagem. Mas não, hoje mesmo já arrancou a tala. Coisa trabalhosa é filho. Filho, Filha. Igual. Num faz diferença idade, tamanho, criado ou por criar. Filho da gente, filho dos outros.

Hoje fui ao menos ver o treino de capoeira. Bater palma e cantar pra não perder o costume. Muito bom. Há semanas temos como colega um intercambista alemão. Ele curte bastante e se esforça pra aprender.

Difícil é ver como a molecada dispersa na roda, as vezes nem de longe lembra roda. Algumas vezes vira fila indiana no pé do berimbau. Palma e coro. Meio na pressão. Ô  Disciplina cadê você…

Recebi o texto abaixo por e-mail, alguém informou que autoria é do Bill Gates em uma conferência de uma escola secundária, sabe-se lá onde, sabe-se lá quando. mas independente da autoria (que adoraria poder confirmar), o texto diz muito pra essa gerações com quem convio, de alunos em sala de aula a coleguinhas da familia. Meio assustador, um “dessenso”, um lascia estare. Filhos de PC, microndas, TV, games e celular. Com pouco contato social, sem obrigações e quase nenhum compromisso com virar gente. Tá são frases de efeito que podiam sutir em algum despertar. Ei-las:

Regra 1: A vida não é fácil – acostume-se com isso.

Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3: Você não ganhará um alto salário assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5: Ser office boy não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso – eles chamam de oportunidade.

Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você mesmo era legal. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.

Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10: Balada NÃO É vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteria e ir trabalhar.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

2 comentários em “maternas”

  1. A minha preferida: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: