Superior

O colega Micelli, bastante ativo na lista jornalismo-teoria e prática, faz uma clipagem que nos desafia a não deixar de lado a reflexão sobre qual jornalismo queremos fazer. [ Lembrou de alguem rafiz???]
No relatório The State of the News Media uma quantidade enorme de dados a serema4f9.jpg analisados, no artigo Jornalismo universitário e comunicação pública  mais uma denuncia de um caso que não é isolado no mundo acadêmico, no texto “Jornalista brasileiro gosta de liberdade, mas não de responsabilidade”  o professor Luis Martins da unb opina sobre a lei de imprensa. Complementando e reforçando com propostas, ainda temos o relançamento pela Fenaj do livro sobre formação profissional
O tema rende assunto. Na frontpage do OI,  do FNDC, do FNPJ, ou de qualquer outro espaço com reflexão sobre comunicação e jornalismo, teremos muito material  para avaliar. A impressão é que informação e diagnósticos não faltam. 
Tensão entre qualidade, senso de oportunidade e oportunismo, novidade não é, e nunca foi nos cem anos de escolas de jornalismo.  Há um projeto, há material de construção, há engenheiros, arquitetos, mestre de obras e operarios, há terreno; Tem discurso, fanfarra, espectador, futuros investidores e ocupantes, mas a obra só fica no tapume, tal como o contundente monumento à liberdade de imprensa no eixo monumental de Brasilia. Segredos de todas piramides.
Quem muda a ordem das coisas? A quem realmente interessa formação, informação e categoria profissional superior? Interessa?

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s