então, isso é parte da democracia. tá. irreverencia.

Fiquei, como brasileira, constrangida com as democráticas manifestações de brasilidade apresentadas pela massa expectadora durante a abertura do Pan.
Constrangida, assustada e preocupada. Afinal, o que se desejou demonstrar? É a voz do Brasil, de um Estado da Federação? de uma cidade? ou de um estádio? Voz, murmúrio, rumor ou ruido?


vaia[Do it. baia, pelo esp. vaya.] Substantivo feminino. 1.Manifestação de desagrado ruidosa e geralmente coletiva, em forma de gritos, assovios, etc.; apupada, apupo, assuada: O teatro parecia vir abaixo com a vaia da assistência. [Cf. Vaía, antr., e vaia, do v. vaiar.]
democracia[Do gr. demokratía.] Substantivo feminino. 2.Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i. e., dos poderes de decisão e de execução; democratismo. [Cf. (nesta acepç.) ditadura (1).] 3.País cujo regime é democrático. 4.As classes populares; povo, proletariado.


Num evento com fins esportivos, pacíficos, numa soma de esforços para demostrar competência em algo? O Rio de Janeiro mostrando mais que bunda ou tiro? Brasil sendo mais que corrupção no congresso e adjacências? Quem foi atingido? A delagação da Argentina, Venezuela que devem ter suado para estar aqui? A delegação americana? O Lula? O governo? Que a policia e a justiça investiguem e julguem os desvios, desfaquese suspetias de corrupção.
No meu entender , uma reação dessa em rede internacional, ultrapassa irreverencia. É uma reação similar atender celular em voz alta em teatro ou restaurante, buzinar em frente ao hospital, cuspir da bandeira nacional, depredar uma rua em um show comemorativo popular, espancar alguém por que achou com cara de gay, puta ou mendigo, levar o caozinho pra passear e virar de lado para ele fazer apenas um cocozinho.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s