lere, lere, lere, lerelerê

Neste semestre recebi uma nova discplina para lecionar: Planejamento gráfico e editoração eletrônica. Pois é, dois em um mesmo. Em 60h/a. Nada impossível para quem enfrenta o 3 em 1 de Produção e Edição em Jornalismo Digital nas 30 horas de almoço não almoçadas. Estou percorrendo a web, pesquisando bibliografia e webgrafias , me atualizando. Quanto mais leio e estudo, mais vejo o complicado de criar sínteses na conta de um semestre.
São tantas coisas legais e tantas coisas chatas e importantes.
Penso no já penei ao acompanhar um produto da concepção até a entrega, depois do processo gráfico.
Os gargalos, os entraves. Penso no que sofre a galera dos birôs. A definição de custos. Os prazos.
Aí entra a imaturidade do aluno que nunca foi pego em problematizações do gênero e tem ansiedade para aprender pirotecnias digitais.

Outro complicador é a não existência de pré ou pós requisitos no andamento do curso universitário. Por que as vezes, há uma redundância de conteúdos… Por exemplo editoração está no segundo semestre, design gráfico no terceiro…. Ok, quem estudou DI, como eu, vê diferenças óbvias nos enfoques. Editoração é mais aplicação e técnica. Design é conceito, reflexão. Mas falar de editoração e planejamento gráfico sem abordar conceitos, teorias de cor, de gestalt, métodos de planejamento, tipografia e tipometria e tals, limita a reflexão sobre o por quê. Acredito que design, mesmo para quem não é designer é alfabetização, noções genéricas e deveria estar antes de planejamento que pressupõe que entendimento das decisões a serem tomadas. Já lecionei design gráfico, então sempre abordava um vínculo de design com a história da arte e da tecnologia, mas o enfoque era na compreensão das decisões. Daí alguns alunos que já haviam feito estética ou editoração travavam por achar que era repetição, não se permitiam extrapolar, perceber a intenção de ir além do “siga os passos”. Cobravam uso de softwares, mas não associavam custos, prazos, armazenamento, tranporte e dsiponibilização.

Minha grade este semestre letivo:
1o semestre:
comunicação digital, só pra alunos de jornalismo- entrei na UCB com ela em 2002.
comunicação integrada, turma mista. Desafio que recebi no semestre passado. Adorei.

2o semestre:
planejamento gráfico e editoração eletrônica- voltando as origens gráficas. Do pixel para as paicas…

8o semestre:
produção e edição para jornalismo digital.

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Um comentário em “lere, lere, lere, lerelerê”

  1. Cara profi. Liliana,

    em quais dias a senhora estará ministrando essas disciplinas e horários?

    Já tens algum candidato a monitor em Comunicação Digital e Integrada?

    Poderia me enviar a ementa da disciplina das duas?

    bração,

    Quemel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s