Traçando a Internet

Adoro mapas da topologia da internet.  Acessei hoje um estudo sobre como o Internet é organizada  que gerou, no mínimo, um fantástico “mapa” baseado nas conexões entre os nós individuais que formam a rede. No intuito de encontrar um modelo para a estrutura da Internet, o estudo coordenado por pesquisadores da Bar-Ilan University de Israel se baseou no método de decomposição k-shel e os métodos da “teoria da infiltração” e da geometria fractal para alcançar seus resutados. As pesquisas precedentes consideraram somente o número das conexões como um indicador da importância de um nó, sem fatorar” de” onde saem e para conduzem, esta considera também a qualiade das ligações estabelecidas.

Três regiões distintas são aparentes: um núcleo interno de nós altamente conectados, uma periferia exterior de redes isoladas, e uma massa de nós baseados em conexões p2p.

Interessante é que se esse núcleo for desconectado aproximadamente 30 por cento dos nós da face exterior são eliminados completamente. Figure 1Os nós isolados são muito muito dependentes deste núcleo. Memo assim, as relações de rede continuam a funcionar por conta das rotas de desvio de forma mais lenta. Com o núcleo conectado, todo o nó pode comunicar-se com qualquer outro nó dentro de aproximadamente quatro ligações. “Se o núcleo é removido, faz exame de aproximadamente sete ou oito ligações.”
<<Nodal representation of the Internet.

fonte:technologyreview 
Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s