bom natal, um feliz natal

07/12/200611:06
bom natal, um feliz natal

Sentido religioso do Natal
diminui a cada ano

O Instituto Qualibest acabou de finalizar uma pesquisa com 1.169
internautas para obter informações sobre a relação entre Natal e consumo e
analisar como os consumidores reagem ao fato do comércio abordar a celebração
mais cedo a cada ano.

Quando questionados sobre a primeira coisa que vem à mente
quando se fala em Natal, quatro em cada dez entrevistados citaram presente ou
Papai Noel, enquanto o motivo original da data, o nascimento de Cristo, apareceu
em quarto lugar nas menções.

Grande parte dos internautas concorda com as afirmações de que o
Natal está se transformando cada vez mais em uma ocasião comercial, opinião de
86%, e que as pessoas não sabem mais qual é o verdadeiro motivo da celebração,
opinião de 79%.

Para 64% dos entrevistados, o comércio está explorando o Natal
cada vez com maior intensidade e sempre mais cedo a cada ano. Destas pessoas,
aproximadamente metade vêm fazendo, pelo menos, uma parte das compras de forma
antecipada ao longo do tempo, sendo que as mulheres são um pouco mais
suscetíveis com 51%, contra 43% dos homens.

Se o Natal está chegando cada vez mais cedo, apenas 8%
asseguraram que se sentem muito ou extremamente incomodados com isso, contra 59%
que disseram não se incomodar.

Os entrevistados da Região Sul são os que afirmam mais
enfaticamente que o comércio deveria aguardar uma data mais próxima da
celebração.

O rendimento médio dos entrevistados é de R$ 1.460,00, e entre
os que recebem o 13o salário, a média de gasto desse dinheiro com as compras
natalinas é de 42%. Portanto, em média, R$ 610,00 vêm do 13o. salário para pagar
os presentes do Natal.

O valor das compras de Natal aumentou de alguma forma, nos
últimos 2 anos, para 65% da amostra. Para quem tem 50 anos ou mais, esta
incidência cai para 36%.

Site: www.qualibest.com.br

Anúncios

Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s