março 2004…

30/03/200423:49
cabeça de aprendiz

1964…2004…40 anos
Alguém assistiu ao observatório na tv?
Do editorial do Dines:
A imprensa que foi cúmplice, e depois vítima, parece constrangida. Não se sente à vontade para ver-se espelhada nas suas páginas. Prefere generalizar: esquece 1962 e 1963, confunde 1964 com 1968, engasga-se com a sua parte na lenda do “milagre brasileiro”, passa pelo período 1974-78 como se já estivesse tudo clarificado e preserva alguns vilões que lhe foram de grande utilidade (Delfim Netto, Paulo Maluf e figurões que continuam aboletados no poder como Sarney e ACM). Contenta-se com a titulação melodramática tipo “Os Anos de Chumbo”, relembra o romantismo das canções e vai em frente imaginando que em 2014, 2024 ou, quem sabe, em 2064 os pingos sejam finalmente colocados nos ii.
Bem oportuno, no cenário que se desenha nessa TPE (tensão pré eleitoral) ouvir com a lucidez que o tempo permite, as impressões dos convidados a respeito de tudo que ocorreu a partir de 31 março de 64.
O Gutemberg resumiu em uma frase (da qual não lembro o verdadeiro autor) que diz mais ou menos assim: Quem não conhece a sua história, corre o risco de repetí-la com os erros do passado.
Para minha geração que cresceu na década de 70, tudo isso sempre foi meio nebuloso.
Minha mãe conta que havia um clima constante de tensão..e que ela menina teve muito medo durante uma “abordagem” da polícia atrás de “subversivos” no Caseb e no Elefante Branco, acho que em 64.
Lembro-me de uma “pessoa” contar, sussurrando com “outra”, o que ela via enquanto funcionária da polícia federal já em 74. Nunca vou esquecer do caso de um prisioneiro, desfigurado alimentado apenas com sal, que essa pessoa achou que podia ajudar dando um pouco d’água. Por conta disso ele foi mais espancado ainda…provocando um remorso terrível…
Gente! não discuto religião, nem religiosidade!!!
VIVA A PAZ,O AMOR, A COMPREENSÃO E O RESPEITO
últimos visitantes:
Atitude Diferencial
cacadores.blog-se.com.br
Lila Ribeiro | comentários

Enviado por: Michelle Bravin
Data de Envio: 1/4/2004 20:48:00
Blog: http://www.mibravin.blogger.com.br
Muita PAZ mesmo!!!!
Enviado por: Robson
Data de Envio: 31/3/2004 15:20:00
Blog: http//www.robsoneblues.blog-se.com.br
Há até um jornal de grande circulação posando de esquerda, e tentando esconder o seu própio passado. Meu tio falava de pessoas em porões e como era pequeno ouvia e tinha medo, não fazia idéia até a bomba no Rio Centro, comecei a entender quem eram os malvados…

27/03/200401:30
Paixão de Cristo
Religião sempre apaixona …O grupo de discussão Jornalismo está a uma semana comentando do filme do Gibson. Respeito, mas acho que em se tratando de religião e futebol nunca se finda a discussão. Confesso que fiquei bastante curiosa por conta de tanta polêmica. Mas não tenho a intenção de assistir ao filme. Não pelo tema, mas pela excessiva violência que dizem haver nas cenas. Me falta estômago mesmo.
Na semana passada, estreia do filme no Brasil, interessante foi ouvir o comentário do Cony na CBN( programa de 19.03.04):
“Eu pessoalmente lamento muito a morte de Cristo, mas não tenho por onde me bater muito por ela” http://radioclick.globo.com/cbn/wma/wma.asp?stream=2004/colunas/conyxexeo_040319 ou aqui
Achei muito engraçado a forma como ele falou…
Ouvir a “conversa” entre Cony e o Xexéo no “Liberdade de Expressão” é uma das coisas que eu gosto de fazer. Sempre escuto no caminho de volta da UCB pra casa.
Na verdade atualmente só consigo ouvir radiojornalismo quando estou sozinha no carro. Minha adolescente ditadora ouve é Bate-estaca, um tal de Jalaça muito bobo e outros caras “gritantes e berrantes” das FMs que ela zapeia. Essas coisas que me incomodam profundamente pela manhã. Na minha opinião é como acordar bem cedo e fumar um cigarro, beber um uísque gelado ou comer uma feijoada daquelas. Arg!!!!
===

Agradecendo os colegas que visitaram e comentaram, divulgo abaixo os links que me deixaram. Todos muito legais viu!
Adoro ler blogs!!

CINEMA E ETC…
trovasetrombos
mibravin
http://www.bijornal.com
http://www.folhamarianense.cjb.net

Lila Ribeiro | comentário

Enviado por: lila
Data de Envio: 30/3/2004 23:25:00
Blog: digital.jor.br
Saulo acho que ou vc não me entendeu ou eu não te entendi… risos Sou livre… não sou dona da verdade…. Concordo que há não motivos pra esperar a dor ou o choque para perceber certas coisas sobre oque é Divino e o que é do homem… nomais reitero amsma coisa que já escrevi ao colega cleiton…com a consciencia serena e aberta ao dialogo sempre…sem nenhuma agressiviade…por favor… opsssss..Minha porta, minha alma, nunca esteve fechada…acredito na tolerancia e no respeito…creio na máxima do amor incondicional…. “Deus é paz e aquele que o encontra terá paz, seja qual for a situação…” já disse o colega Cleiton
Enviado por: Saulo Xavier
Data de Envio: 30/3/2004 22:21:00
Blog: http://www.atitudediferencial.blog-se.com.br
Liliana… confesso que o filme é muuuito forte… mas na realidade, nem nós, nem o Mel Gibson pode imaginar o que foi que realmente aconteceu com JESUS!! E, me diz uma coisa, será que é tão difícil tomar uma atitude de FÉ e de CORAGEM de reconhecer que NÃO SOMOS DONOS DA VERDADE?! Por que é que nós, os comunicadores sociais, que “têm o poder da informação” quase NUNCA dão o braço a torcer pelo AMOR?! Só cede, só se quebranta, só reconhece a soberania que vem do Alto, que vem do Senhor se for pela DOR?! CHEGA!! Acabou esse TEMPO DE INTOLERÂNCIA!!! Jesus É o REI!! ELE AMA VOCÊ!! De verdade!! E Ele Quer ter um Encontro verdadeiro contigo!! Ele estÁ à sua porta e bate (Ap.3:20-21)!! Custa muuuuito você abrir, Liliana?!! EXPERIMENTA!! Daí você me conta depois!! Abração em Cristo, Saulo Xavier.
Enviado por: cleiton
Data de Envio: 29/3/2004 22:56:00
Blog: cacadores.blog-se.com.br
Foi apenas um comentário, concordo com você quando falas sobre filmes violentos, nem mesmo eu gosto de assisti-los, porém este filme não “obriga” e nem produz “tralmas” nas pessoas, apenas as lembra de uma coisa que, de certa forma, a sociedade moderna tende a esquecer com muita facilidade… E o lembrar…tratando-se de algo bom, sempre é bem vindo. Deus é paz e aquele que o encontra terá paz, seja qual for a situação…
Enviado por: lila
Data de Envio: 29/3/2004 09:12:00
Blog: http://www.digital.zip.net
Cleiton (respondi também no seu blog) Data de Envio: 3/28/2004 12:31:00 PM Blog: ponto.blog-se.com.br Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa….. Não assito filmes com cenas violentas. Nem esse nem qualquer outro. Não gosto de ver violência…sou da Paz. Não vi Carandiru, não vi Cidade de Deus. Evito filmes assim. Isso de forma nenhuma quer dizer que sou alienada. Tenho plena consciência das cenas reais e da minha responsabilidade real de cidadã, de humana e de cristã…Mas não acho que precise delas como estímulo para praticar ações boas. Infelizmente tem gente que só desperta no choque. Isso é ruim. O despertar ideal deveria ter o mínimo de traumas, dessa forma poderiamos ter Messias que trouxessem as mensagens de Paz e Hamonia, sem “obrigá-los” a situações tão desesperadoras em prol do despertar da cosnciencia coletiva.
Enviado por: Ricardo Guimarães
Data de Envio: 28/3/2004 14:35:00
Blog: http://www.folhamarianense.cjb.net
Liliana, desativei o blog http://www.ricardoguim.blog-se.com.br. Por favor, apague o link.
Enviado por: cleiton
Data de Envio: 28/3/2004 03:39:00
Blog: cacadores.blog-se.com.br
se você não quer assistir o filme porque as cenas são fortes, imagine a cena real…certamente foi ainda pior. E tudo isso que Jesus sofreu, FOI POR VOCÊ!!! O que vc tem feito por Ele?
Enviado por: Michelle Bravin
Data de Envio: 27/3/2004 23:41:00
Blog: http://www.mibravin.blogger.com.br
Eita, eita, eita! Olha meu blog ali!!!!! =) Tb adoro quando vc comenta no meu blog!!!! Bjjao!!!

Desestímulo 😦
😦 Fiquei bem desestimulada em blogar depois que os posts sumiram…:-/
Estava recarregando as baterias para voltar a escrever depois do jejum do início de semestre com todas as obrigações pulando em cima de mim. Na verdade não tenho certeza se perdi duas, três ou mais mensagens…Sei que escrevi sobre o carnaval baiano que vi pela TV.
Antes tinha feito um desabafo a respeito da responsabilidade de ser professor de jornalismo nas condições de trabalho que recebemos.

Escrevi também sobre meus confirmados sobrinhos, Arthur e Giovanna, filhos de mães Adrianas diferentes e que estão com a mesma data de nascimento prevista e comentei sobre a gravidez de mais uma querida amiga… (Espero que essa epidemia não me pegue!)

Coloquei também algumas piadas infames que o Marcos me manda e reclamei das novas regras do blogger brasil da globo.

Apresentei novo blog da turma de comunicação digital no uol e coloquei aquela animação sobre o funcionamento do computador. Ah, também estava ensaiando contar como está caminhado o meu domínio pessoal, sobre a relação com o meu novo provedor do Rio e sobre o Mambo open source… Poxa! era bastante coisa. Tudo escrito com o tempero que só “naquele momento” é possível.

Depois, só sai da letargia quando meu coração apertou com o atentado em Madri e a Dri e o Bruno na estação.

Agora de novo estou começando a me empolgar…

Não me apunhalem pelas costas por favor!!!

!!!!

Links que coloquei nos posts perdidos:
Tem sotaque carioca no carnaval de Salvador
Professor universitário
Dri*

https://i0.wp.com/www.blog-se.com.br/blog/images/users/95/burro101.gif


Aprendiz
O uol não aceita equipe que não seja assinante!…assassinou meu blog coletivo!

Apoio design

Mambo open source


Lila Ribeiro | comentários

Enviado por: RMax
Data de Envio: 26/3/2004 22:33:00
Blog: http://www.robertomaxwell.blogger.com.br
Como somem posts assim?
Enviado por: lila
Data de Envio: 23/3/2004 00:34:00
Blog:
obrigada volte sempre!
Enviado por: Renato
Data de Envio: 22/3/2004 18:53:00
Blog: trovasetrombos.blog-se.com.br
Olá, Gostei muito do seu blog! Quando tiver um tempinho visite o meu também: trovasetrombos.blog-se.com.br. Um abracao, Renato

11/03/200408:46
da Espanha.
Um misto de alívio e espanto ao ver a fotografia do atentado em Madri no blog da Dri hoje. A foto foi feita por ela, logo após o acidente. “Nosso trem parou bem ao lado do trem explodido, e ficamos uns 15 minutos olhando o trem todo ferrado”, conta minha comadre gravidinha e saudável. O Bruno ainda fez algumas filmagens. Mesmo consternada com a situação e torcendo para que não ocorram novos atentados, dou Graças a Deus pelos meus que estão bem! Lila Ribeiro |

Enviado por: Michelle Bravin
Data de Envio: 11/3/2004 21:12:00
Blog: http://www.mibravin.blogger.com.br
Lila, fiquei muito feliz tb d ver o post da Adriana! Q bom q ela esta bem! Bjos
Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )