setembro 2003


30/09/200322:40
clsoe cpaiton
Hoje tentei assistir o Jornal Nacional em close caption. Não sei se me falta treino, mas foi complicado. Hilário em algumas matérias, irritante em outras.
Na matéria sobre o golpe do INSS, por exemplo, em certo momento o ex-presidente do Flamengo dizia que inclusive um contrato tinha sido anulado e no caption saiu: ” inclusive adora o contrato.
Ainda bem que não era nenhum “datilografista” de delegacia digitando…
Deviam usar aquele método ( que foi amplamente repassado por e-mail) de escrever que a piremria e a útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. De repente ficava menos sofrido para quem necessita do serviço.

Lila Ribeiro |

29/09/200301:43
Coleguinhas vigiai!
Respondendo a uma colega no grupo de discussão, dei meu pitaco sobre a questão da farsa dos “jornalísticos” na TV. A celeuma (tinha uns duzentos anos que não usava essa palavra, rs) em torno do caso deixa todo jornalista com, digamos, a retaguarda meio descoberta. Não falo do apresentador super poderoso, nem dos clones, sósias e afins. Penso é no coleguinha que bate ponto, que tem que abrir o contra-cheque no fim do mês.
Ninguém é tão inocente que não sabe o que é ou não ético. Em que você pensa primeiro depois de uma proposta indecente valendo grana, cargo, reconhecimento ou qualquer recompensa?
Normalmente só se pensa na ética e na responsabilidade quando alguma coisa mela.
Se a estória colou, não há por que se descabelar. Ossos do ofício. Dá até uma dorzinha na consciência, mas a próxima pauta cura tudo. Tipo adúltero, que nega enquanto pode e só jura nunca mais trair depois que é pego por cima da prova do crime.

Tomei um grande susto quando percebi uma certa onda corporativista da categoria em relação á punição do Domingo Legal. Não considero censura prévia, mas um alerta que já passava da hora.
Não acho que foi arbitrário. Houve inclusive apelo por ação da justiça feito pelos próprios envolvidos nos seus “nobres horários de defesa da população”.
O que percebo é quem eles mesmos notaram que apelavam não apenas contra o Gugu, mas contra todo o circo de farsas e apelações que também promoviam.
Lamento pelos profissionais que sujaram o currículo em prol da audiência. O que faríamos se estivéssemos no lugar deles na hora de cobrir uma pauta do tipo?
Antes da censura, a ética.
lila
A Beatriz comentou assim:
>Aidar considerou a decisão de Anna Maria “preocupante”. “Estamos diante de uma censura prévia, um programa futuro foi tirado do ar. Ou seja, tiraram um programa sem que soubessem seu conteúdo”, disse. “Estou muito assustado com esta decisão, pois pode ter aberto um precedente perigoso”. (publicação do Último Segundo/iG)
>Foi assim que o advogado da emissora colocou. Só hoje consegui ter uma visão melhor de tudo que está acontecendo e senti a “preocupação” do advogado como uma tentativa de comover a categoria dos jornalistas. Pois, não me comoveu nada. Fiquei mais decepcionada com tudo que está ocorrendo. No Correio Braziliense, saiu todos os outros envolvimentos do “Domingo Legal” com questões legais que tbm tiveram que prestar esclarecimentos ou receberam algum tipo de advertência. Sinto-me, no direito de cidadã, dizer que estou aliviada com esse puxão de orelha. Tem horas que me decepciono de ver tantas pessoas, como essas, dizerem que fazem um “trabalho jornalístico”. Jornalismo envolve ética. Um quesito fundamental em qualquer profissão. Isso serve de alerta para qualquer programa de TV. Nessa guerra louca pela audiência, Gugu e sua equipe ficaram sem programa e sem publicidade. Quem vai querer o nome do seu produto ligado a um escândalo? Além disso, vai dar a maior audiência dos últimos anos ao seu maior concorrente. Lila Ribeiro |

22/09/200312:16
Profissão??Profi.
A gente é jornalista por que nasce assim, por algum trauma, por não pensar em nada melhor ou por que é a melhor profissão do mundo?
Profissão????
A única coisa que lembro ter desejado fazer antes do jornalismo foi ser primeira bailarina no Bolshoi, quando tinha seis anos. Daí em diante já me recordo no colégio, na terceira ou quarta série acho, adorando fazer mural, cartazes e adorando escrever redações (apesar da imensa vergonha de ler em voz alta).
Definitivamente não foi pensando nas estrelas-apresentadoras de TV.
A primeira jornalista que me vem na memória desses “milenovecentos” é a Sandra Passarinho, depois a Marília Gabriela.
Uma vez já na faculdade, fazendo o curso do jeito que dava($$$$), uma professora (hoje colega), me questionou:” Você realmente quer ser jornalista?”
Na hora aquilo me ofendeu profundamente…Doeu, gelou…
Como assim? Eu sou jornalista! Tá escrito na minha testa! Como ela não enxerga?
Aliás, foi na faculdade a única época em que me questionei se era aquilo mesmo. Pagar tão caro, quatro anos de resignação e muitas noites sem dormir correndo pra entregar meus trabalhos!
A ansiedade e a constatação que independente dos bons professores, dos trabalhos e da minha vontade de ser jornalista, no final das contas era o diploma que ia fazer diferença.
Você é jornalista por quê?

A frase abaixo saiu do site Crise de Identidade:

A faculdade é uma instituição financeira que vende diplomas, o aluno é o consumidor interessado em comprar o diploma e o professor é o cara que quer atrapalhar as negociações”

Olha os últimos links:
http://www.digitalmid.blog0-se.com.br
http://www.esquisitice.blogger.com.br
http://www.artimanhas.comunique-se.com.br
Radioecia
Rasgando o verbo
Burlando o ócio

Lila Ribeiro | comentários

Enviado por: mary w.
Data de Envio: 13/10/2003 03:35:00
Blog: http://segundosexo.blogger.com.br
hahahahahaha sou professora universitária e é exatamente isso…
Enviado por: Gelmirez Freitas
Data de Envio: 25/9/2003 16:25:00
Blog:
LILIANA RIBEIRO, Tentei fazer um comentário sobre a cultura baseando-me na frase do portal crise de identidade, mais talvez o espaço tenha acabado e o comentário se perdeu no espaço sideral. Portanto, posteriormente enviarei via E-MAIL pessoal. Até logo mais
Enviado por: Gelmirez Freitas
Data de Envio: 24/9/2003 18:04:00
Blog:
Você está num clima de identidade, mais não se apoquente não menina, todos passamos pelas mesmas crises em qualquer profissão.Eu por exemplo até hoje não sei o que sou, não sei o que vim fazer aqui, não sei nada de nada vezes nada, mais estou satisfeito de estar vivo e lutando para entender o meu próprio significado. Vá em frente menina, você está no caminho certo.
Enviado por: Gelmirez Freitas
Data de Envio: 24/9/2003 18:04:00
Blog:
Você está num clima de identidade, mais não se apoquente não menina, todos passamos pelas mesmas crises em qualquer profissão.Eu por exemplo até hoje não sei o que sou, não sei o que vim fazer aqui, não sei nada de nada vezes nada, mais estou satisfeito de estar vivo e lutando para entender o meu próprio significado. Vá em frente menina, você está no caminho certo.
Enviado por: alessandra gitti
Data de Envio: 23/9/2003 16:27:00
Blog:
acho que ser jornalista esta no sangue!!! eu curso produçao editorial e ja estou de olho na pós .que c/ certeza tera enfaze em jornalismo!!! parabens pelo blog. gostei do seu questionamento!!! mas tbem devemos lembrar que o jornalista é o cara vaidoso. esta profissao é uma profissao de pessoas vaidosas e ousadas!!!
Enviado por: Catiucia
Data de Envio: 22/9/2003 18:14:00
Blog: http://www.comunicacaemfoco.blogse.com.br
Gostei muito do teu blog! Sobre a profissão é um tanto complicado, né? Pois sabes que conheço pessoas que””nasceram” jornalistas e aquelas que só foram se dar conta muito tempo depois. O que vale é amar aquilo que se faz! Só é difícil ficarmos pensando se tanta dificuldade valerá a pena…

20/09/200300:46
Inchaço na blogosfera
O Hot Weblog Crawling Action, serviço criado pelo “polonês/americano’ Maciej Ceglowski tem por objetivo encontrar o maior número possível de weblogs ativos pelo mundo. A contagem deste mês está em mais ou menos 1. 273.719 weblogs espalhados na blogosfera mundial.
Comparando com o índice do mesmo serviço apurado em junho, que contava com 410 mil weblogs, há realmente uma explosão.
Melhor ainda quando percebemos que a língua portuguesa se destaca, depois do inglês, é óbvio, no ranking de distribuição por idioma:
Inglês 800.135
Too_short(?) 170.836
Português60.841 Lila Ribeiro | comentários(

Enviado por: Seu Pedro
Data de Envio: 21/9/2003 23:35:00
Blog: Rasgando o Verbo – http://www.blog-se.com.br
Ademocratizaçãoda Internet, ainda que irrespónsável!
Enviado por: José Alberto Farias
Data de Envio: 20/9/2003 12:11:00
Blog: http://www.digitalmid.blog-se.com.br
Oi, Liliana. Acabo de ler seu blog e me identifiquei com alguns temas. Suas impressões são curiosas e pertinentes.

19/09/200300:06
jornalistas
jornalistas
Lila Ribeiro | comentários( 0 )

15/09/200311:18
contatos
Foi via webcam que eu e Sam dividimos em tempo real a surpresa e o medo do ataque as torres gêmeas. Ele de Milão, vendo pela porcaria da TV italiana e eu pela Globo.
Milão, como grande parte do mundo ficou em pânico, até porque é uma cidade onde dizem existir várias células terroristas. O nosso contato foi bem interessante porque como a maioria dos sites noticiosos travou, eu ia repassando pra ele o que escutava na CBN, na CNN e na Globo. E ajuntou gente na frente da mesa dele pra ter alguma notícia, porque lá, devido ao estado de alerta, os transportes estavam meio parados e a Tv mais confundia do explicava.
Que RAI de TV é essa?
A TV italiana é algo de “tosco” como diz aquele menino narigudo. Digamos que nem o padrão Rede TV! de qualidade tem… A apresentação do telejornal parece vídeo-cassetada. A parte boa é que repetem tanto as mesmas matérias que você acaba decorando.. . Fora as Ana Marias , as Hebes, os Sílvio Santos, Faustões e Ratinhos que eles têm. As bailarinas “rifatas” que mais parecem Drags com aqueles cílios e imensos bocões. Juro que fiquei meio decepcionada. Mais ou menos como assistir aquele filme americano da década de oitenta e saber que a novidade do micro-ondas já era velha por lá.
O paradoxo é que me impressiona. E como não sou socióloga, fico intrigada mesmo. Como um povo com toda aquela cultura nas ruas tem tanto lixo na TV? E como a gente com capacidade de fazer coisas com qualidade padrão A, importa formatos toscos de entretenimento? O que une é o sangue latino? E o que separa? O longo inverno?
Mamma mia!

Vou tentar alterar o layout de novo… caso algo de errado, vou deixar meu e-mail para os coleguinhas comentarem: jornal_online@uol.com.br Lila Ribeiro |

Enviado por: dri
Data de Envio: 15/9/2003 12:44:00
Blog: http://www.esquisitice.blogger.com.br
hoje recebi um e-mail do Luca. Achei DEMAIS!!! ainda bem que você retornou à vida do blog. beijos dri*

15/09/200320:37
contatos
Sou navegadora desde de o século passado… fico pasma quando penso que isso tem 5 ou 4 anos. Mais pasma ainda quando vejo o quanto de informação pude absorver neste espaço de tempo. Livros, revistas, jornais, música, chats, icq… Na minha lista do icq já passou gente de todo o canto. Muitas amizades legais, descompromissadas, anônimas e a maioria fugaz. Isso é bom também.
Das coisas melhores foi poder falar ao vivo, pelo netmeeting, com a mamãe depois de anos apenas dizendo “oi ! tá tudo bem? ciao” pagando um DDI caríssimo!
Aquela janelinha em Sétimo Milanese, meu Big Brother familiar. Boa oportunidade pra dizer um simples bom dia ou o que que tá passando na TV aí agora?. Meus alunos riem quando conto que já deixei minha mãe cuidando das crianças pela web.
Sacanagem mesmo era tomar uma Skol geladinha com mandioca frita enquanto o Sam tava todo empacotado de frio abaixo de zero.
Lila Ribeiro | comentários

Enviado por: Luciene
Data de Envio: 16/9/2003 12:26:00
Blog: Burlando o ócio
É, como diz uma amiga: “na net tudo é tão veloz que amigo antigo é aquele que você já conhece há eternidade de seis meses e e-mail de quase três anos é histórico”.
Enviado por: Seu Pedro
Data de Envio: 16/9/2003 04:50:00
Blog: Rasgando o Verbo
Até que tomar conta decrianças pela Web não é tão impossível… Fazê-las é que ainda não arranjaram um meio, ficando tudo apenas por conta da imaginação


14/09/200302:16
A LILA

eu, refletida no protetor de tela, rascunhada no paint do windows

Que legal, recebi três solidários comentários no meu blog…Por isso faço questão do serviço funcionando corretamente! É reconfortante a sensação de que em algum canto tem alguém que pode te ouvir! Um dos heróis anônimos, Joe, já se ofereceu para me ajudar…
Aí vou colocar o meu bg Lilás, de repente viajar no layout…colocar alguns links…ter um contador de acessos…
Contador de acesso é coisa de gente insegura…ou não?
As vezes fico bem insegura… Hoje por exemplo, quando cheguei para dar aula, por conta do evento sobre Java, minha turma foi transferida para o outro prédio, sem que eu fosse avisada com antecedência. Ou seja: surpresa para mim e para meus alunos.
Pensei:
Pô aula no sábado, duas da tarde…  professora mandando criar texturas no computador, falando pelos cotovelos, cobrando estudo dirigido e ainda por cima chegar na faculdade e descobrir que a aula foi para outro prédio! Pior…com chuva e sem o local exato avisado
Comecei a sofrer: Eles vão querer meu figado! Não vou conseguir dar aula… Acho que vou mandar todo mundo pra casa, aula que vem reponho…
Que nada!
A turma levou na esportiva. Participou ativamente da aula. Havia apresentação de dois estudos: Bauhaus e Pop art. Na segunda parte coloquei a galera para trabalhar no corel fazendo texturas em p&b e cor.
Fim da história: a aula que eu, na minha amarelada, achei que nem ia acontecer fluiu até as cinco e pouco… e se eu não tivesse dito tchau durava até mais.
Na saída ainda recebi elogios e agrados… Ganhei o dia!!
Ah! os vistantes que deixaram links:
http://www.lorpafofa.blog-se.com.br
Burlando o ócio

Lila Ribeiro | comentários

Enviado por: Willian Marques
Data de Envio: 15/9/2003 05:32:00
Blog: Radioecia
Espaço bem aproveitado, cheio de assuntos objetivos e diretos. Vou continuar acessando. Parabéns.
Enviado por: Ruth Mezeck
Data de Envio: 14/9/2003 17:15:00
Blog: http://www.artimanhas.comuniquese.com.br
Oi Liliana, Adorei esse post. Também sou professora — expressão corporal. E isso acontece muito comigo, quando penso que a aula não vai acontecer sou surpreendida. Gostei do seu blog. Um blog abraço procê.

11/09/200320:20
arrego

Desisti! comecei alterar meu template, mas depois de dias de tentativa frustrada ainda não consegui fazer o sistema de comentários funcionar…Se alguém souber o que fazer para resolver esse bug me avise…pelo menos agora tenho comentários novamente…E o que fazer da web sem interatividade???
Minha lista de blogs
grupo de discussão
cadastre-se!
Outros blogs
Jornalismo – Blog coletivo
Jornalismo – Blog coletivo
Comunicação Digital-Blog coletivo
Design gráfico
Cristovão-Blog pessoal
Esquisitice ou Exquisitice?-Blog da Adriana
Ana blogada-Blog da Ana Luiza
Lila Ribeiro | comentários

Enviado por: Luciene
Data de Envio: 13/9/2003 19:19:00
Blog: Burlando o ócio
Troquei tudo em meu blog sem problemas, porém o meu arquivo é que não funcionava de jeito nenhum. Peça uma ajudinha ao pessoal do Blog-se. Sempre respondem e resolvem. E o que é melhor: tudo muito rapidinho! Beijos! 8-))
Enviado por: Luciene
Data de Envio: 13/9/2003 19:19:00
Blog: Burlando o ócio
Troquei tudo em meu blog sem problemas, porém o meu arquivo é que não funcionava de jeito nenhum. Peça uma ajudinha ao pessoal do Blog-se. Sempre respondem e resolvem. E o que é melhor: tudo muito rapidinho! Beijos! 8-))
Enviado por: Rafael
Data de Envio: 12/9/2003 14:02:00
Blog: http://www.lorpafofa.blog-se.com.br
Liliana, eu quase enfartei tentando trocar o layout do meu, enfim, consegui mudar um pouco. Agora não mexo mais nada, vai que dá um pane, e esse tal de html é um bichim muito difícil de domar. Abraço!
Enviado por: e-Joe
Data de Envio: 12/9/2003 12:08:00
Blog:
Seu sistema de comentários está funcionando, como você pode perceber! 🙂


10/09/200311:05
NULL
Dia da imprensa.
Ontem assisti no Observatório uma discussão sobre a qualidade do ensino de jornalismo.
Uma das questões era sobre que tipo de profissionais estão sendo despejados no mercado, principalmente com a quantidade de novos cursos que surgem a cada momento.
Penso cá: Por que então o mercado acata esse profissional desqualificado? Tive ótimos alunos, bons mesmo, em todas as disciplinas, com criatividade, cultura e feeling, mas que estão desempregados.
Por outro lado tive outros…e conheço gente sem técnica nem instinto que ocupa bons cargos, trabalha em veículos de nível apenas por “QI”.
Todo dia se fala da necessidade ou não do diploma.Todo semestre esse assunto volta na sala de aula.
Penso que faculdade não deveria ser a única via de acesso ao mercado. A competência sim…essa a deveria ser o requisito intrínseco da atividade jornalistica.
E a faculdade?

Penso no caso do Design Gráfico. Não há uma regulamentação oficial da profissão e mesmo assim ainda tem gente que se dispõe passar por volta de cinco anos aprendendo e se preparando para ser um bom profissional via curso universitário.
Mas tem muito picareta na praça. Pois é.. mas se o cara faz um trabalho ruim, não tem corporativismo que o mantenha empregado. Até por que o cliente, que é quem paga a conta, vai procurar outro….
O espaço universitário realmente é o que se presta a “invencionices’ que as vezes dão muito certo! é o espaço laboratorial onde junto com um professor o grupo pode testar, refletir ou melhorar o que já existe na área.
………….

Em homenagem ao Dia Imprensa uma coletânea de entrevistas produzidas pela minha turma de JOL. Trabalho executado numa dificuldade que só que participou sabe. Mas feito por uma equipe que não queria só reclamar da deficiênciamini da faculdade ou do professor, queria era colocar a mão na massa!

Conheça um pouco sobre os jornalistas de Brasília
Lila Ribeiro

07/09/200302:25
open office
Adotei o open office, editor de texto similar ao word, mas freeware. Ainda estou apanhando um pouco …é como trocar de carro, você tem que ir amaciando…
https://i1.wp.com/www2.incredimail.com/english/images/butler_sm.giftambém troquei o programa de e-mail e estou usando o incredimailXE. também me adaptando, mas confesso que adoro quando o mordominho me avisa: “you have e-mail, madam”

Depois das turbulências viróticas das últimas semanas resolvi recauchutar meu PC. Novos programas, novo teclado, novo scanner, nova memória, nova impressora… logo logo, um novo monitor…

Lila Ribeiro |

03/09/200302:39

há dias não consigo sequer acessar o blog…  Estava quase perdendo a esperança!!!
Lila Ribeiro | comentários(

Enviado por: Seu Pedro
Data de Envio: 4/9/2003 21:59:00
Blog: Rasgando o Verbo
Há dias que acesso o blog a sua procura… E a preocura de todos os amigos bloguistas… Abraços
Autor: >Lila

jornalista, vicionauta, blogueira, muito interessada em educação e comunicação [social, visual, digital] (professora, aluna, pesquisadora, mãe, filha e avó em ordem randômica de tempo, espaço e sensações )

Deixe um comentário

